quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Visita ao Museu Calouste Gulbenkian

Os passeios e as visitas às várias ofertas educativas e culturais que existem são fundamentais para estabelecer um contacto com a herança cultural, construída pela sociedade ao longo do tempo.

A importância que damos ao contacto com a cultura permite, desde muito cedo por parte das crianças, não só apropriarem-se de conhecimentos que são enriquecidores, mas também permite-lhes aqduirirem o gosto e sentido crítico nas várias áreas da nossa herança cultural. Permite-lhes, ainda, ganhar consciência enquanto autores das suas próprias produções.

Numa ida ao Museu Gulbenkian, fizemos a visita-jogo "Exploradores de sons" em que tivemos a oportunidade de olhar para as obras através dos sons que cada uma nos desperta. Para a escola, levamos uma caixa onde guardamos todos os sons que encontramos!


Quando saímos do museu, fomos passear pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian que têm algumas esculturas e ainda vimos patos, tartarugas e peixes.


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Organizar a nossa sala

Começamos um novo ano letivo e com ele veio um espaço repleto de materiais que trazem, ao nosso  grupo, novas oportunidades e desafios.
A organização da nossa sala foi pensada e feita de forma gradual, com a participação de todos, para que cada um de nós se aproprie do espaço e dos materiais nela presentes, explorando-os com crescente autonomia e confiança. 

Conforme surge a necessidade, vamos criando novos espaços e instrumentos de regulação que ajudam e apoiam a vida do grupo em sala...


... e que fazem com que, pouco a pouco, esta sala se torne a nossa sala!


“O conhecimento do espaço e das suas possibilidades é uma condição do desenvolvimento da independência e da autonomia da criança e do grupo, o que implica que as crianças com­preendam como está organizado e pode ser utilizado, participando nessa organização e nas decisões sobre as mudanças a realizar. Esta apropriação do espaço dá-lhes a possibilidade de fazerem escolhas, de utilizarem os materiais de diferentes maneiras, por vezes imprevis­tas e criativas, e de forma cada vez mais complexa.” OCEPE, 2016.  

sábado, 5 de maio de 2018

Experiência "Explosão de cores"

Depois de assistirmos à história "Rainha das Cores" e de nos fascinarmos com a forma como as cores se misturam resultando em novas cores, sugeriu-se ao grupo fazermos uma experiência, a "Explosão de cores".

Num prato deitamos um pouco de leite e fomos deixando cair gotas de corantes alimentares. Com palitos molhados em detergente da loiçã, fizemos as cores "explodirem". Ao fazê-lo foi possível observar as cores a misturarem-se, formando assim novas cores.


Pela curiosidade e interesse demonstrados, esta experiência foi bastante vivenciada e explorada pelo grupo. Muito atentos, adoramos ver a forma como as cores se misturaram em ondas.

Aprendemos a fazer iogurtes!

O pai da H., o Jorge, sugeriu vir à nossa sala ensinar-nos a fazer iogurtes naturais, como já é habitual fazerem em casa.

No dia combinado, com tudo o que precisavamos, recebemo-lo na nossa sala e, muito curiosos ouvimos atentamente tudo o que se dizia.


Para a preparação do iogurte e fermentação do mesmo, precisamos de dois litros de leite, dois iogurtes naturais, um termómetro para culinária, frascos, uma geleira e um cobertor.

Comecamos por ajudar a colocar o iogurte natural em taças...


... e depois assitimos, pacientemente, o pai da H. a ferver o leite até à temperatura ideal.


Por fim, misturamos o leite fervido aos iogurtes que já estavam nos frascos, tapamos com o cobertor e colocamo-los dentro da geleira para fermentarem.


No dia seguinte, depois de colocarmos os frascos no frigorífico, os iogurtes estavam prontos para o nosso lanche.


E estavam tão bons!

Obrigada pai da H. pela visita!

domingo, 8 de abril de 2018

Contar histórias.... no teto!

Na nossa agenda existe um momento dedicado à dinamização de histórias que podem ser escolhidas da nossa biblioteca ou trazidas de casa.
Num destes dias, o E.F. trouxe uma caneta que tinha uma pequena lanterna na ponta e que quis mostrar durante o acolhimento de manhã ao grupo.
Em conversa, lembramo-nos que tínhamos na sala uma história adaptada do "Capuchinho Vermelho", feita de recortes de sombras. Combinamos então contar esta história de uma forma diferente.... deitados no chão e de lanterna na mão a projetar as sombras da história no teto!


Gostamos tanto da experiência que quisemos partilhá-la com a sala da Marta Reis. Convidamo-los a vir à nossa sala e quando chegaram tinham todo um ambiente criado à sua espera... uma música calma para um ambiente tranquilo, que foi escurecendo lentamente, e um espaço para nos deitarmos preparado com colchões, mantas e almofadas.



sábado, 7 de abril de 2018

Construíndo memórias...

Existem dias especiais que nos proporcionam momentos de diversão e cumplicidade com  aqueles que nos são mais próximos - a nossa família.
Todas as oportunidades que surgem nunca são de mais para criarmos e construirmos as nossas memórias juntos. Memórias essas que construímos todos os dias com os nossos pais, mães, avós e tios.


O resultado? 
Construções cheias de significado!