quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O que trouxemos das nossas férias

As novidades sobre as nossas férias que queremos partilhar com os nossos amigos sobre passeios que demos, sobre objetos da natureza que encontramos nas nossas aventuras ou dos doces deliciosos que os nossos avós nos fizeram, começaram a chegar à nossa sala.

Estas partilhas ajudam-nos a, não só sentir o espaço da sala como nosso cheio de evidências das nossas vivências e experiências pessoais que são alargadas a todo o grupo, mas também a ganhar um sentimento de pertença ao grupo. Grupo esse que nos dá espaço para falarmos sobre o que é importante para cada um de nós, com crescente respeito. 


Se, por um lado, as novidades que trazemos de casa e que partilhamos com os outros nos ajudam a reconhecer o espaço da sala como nosso, por outro, proporcionam-nos oportunidades para refletirmos e questionarmo-nos sobre o que observamos e ouvimos, levando-nos a novas aprendizagens e descobertas.

O S. trouxe doce de tomate e de chuchu que a avó fez durante as férias, para nós provarmos.


Alguns de nós não quiseram provar o doce de tomate... outros não quiseram provar o doce de chuchu e outros não quiseram provar nenhum dos dois. Aproveitámos estas preferências para fazermos descobertas matemáticas durante o tempo comparticipado, à tarde.


Como não sabíamos o que é um Chuchu, um pequeno grupo, resolveu pesquisar e descobrir que alimento é este.
Fomos à nossa biblioteca procurar livros que nos ajudassem e pesquisamos através do computador. Com as informações que conseguimos recolher sobre o Chuchu, - que é um fruto, que cresce numa planta e que podemos fazer várias receitas culinárias com ele - fizemos um cartaz para comunicarmos ao restante grupo as nossas descobertas.





Sem comentários:

Enviar um comentário