segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Organizar a nossa sala

Começamos um novo ano letivo e com ele veio um espaço repleto de materiais que trazem, ao nosso  grupo, novas oportunidades e desafios.
A organização da nossa sala foi pensada e feita de forma gradual, com a participação de todos, para que cada um de nós se aproprie do espaço e dos materiais nela presentes, explorando-os com crescente autonomia e confiança. 

Conforme surge a necessidade, vamos criando novos espaços e instrumentos de regulação que ajudam e apoiam a vida do grupo em sala...


... e que fazem com que, pouco a pouco, esta sala se torne a nossa sala!


“O conhecimento do espaço e das suas possibilidades é uma condição do desenvolvimento da independência e da autonomia da criança e do grupo, o que implica que as crianças com­preendam como está organizado e pode ser utilizado, participando nessa organização e nas decisões sobre as mudanças a realizar. Esta apropriação do espaço dá-lhes a possibilidade de fazerem escolhas, de utilizarem os materiais de diferentes maneiras, por vezes imprevis­tas e criativas, e de forma cada vez mais complexa.” OCEPE, 2016.  

Sem comentários:

Enviar um comentário