quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

"A Lagartinha"

Na semana passada, recebemos na nossa escola o Teatro do Biombo que nos trouxe uma peça de teatro inspirada na história infantil “A Lagartinha muito comilona”, de Eric Cale.

“À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada. 
Vamos dar-lhe de comer! Vamos cantar para ela aparecer! No fim, uma grande transformação vai acontecer! (…)”



Muito atentos, fomos envolvidos na vida desta pequena lagartinha, através de luzes e sons, até se transformar numa Borboleta colorida.  



domingo, 5 de fevereiro de 2017

Grande e Pequeno

Durante esta semana, andámos muito atarefados a dar os primeiros passos na construção de alguns conceitos matemáticos, que tantas vezes utilizamos no nosso dia a dia, como o grande e o pequeno.
Depois de encontrarmos estes conceitos em muitas histórias que exploramos e de nos servirmos deles ao longo do nosso dia, aproveitámos o livro que o E. nos trouxe sobre os opostos para nos ajudar a explorar um pouco estas noções.
Algo em que, para nós, é bem visível a diferença entre o grande e o pequeno são as nossas mãos. Então, depois de um pequeno jogo com os objetos que temos na sala, formámos dois conjuntos (pequeno e grande) e fizemos o mesmo com as nossas mãos.


Descobrimos que os adultos têm as mãos grandes e que as crianças têm as mãos pequenas. Decidimos registar esta descoberta e estende-la às outras salas. 


Fomos à sala da Fátima e ao Berçário procurar mãos grandes e pequenas para juntar ao nosso registo.




Feito o registo, somos muitas vezes encontrados a descobrir e a comparar o tamanho das nossas mãos.